
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, neste sábado (12), uma operação no município de Itatim, região da Chapada Diamantina, com o objetivo de combater crimes de tráfico de entorpecentes e homicídios, cometidos por grupo criminoso com atuação local. Buscas em áreas urbanas e de vegetação são realizadas, sob a coordenação da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itaberaba), com apoio de diversas unidades da Polícia Civil e da Polícia Militar.
Conforme as investigações, os criminosos utilizam diversos imóveis alugados como esconderijo. Com base nas informações, os policiais seguiram até os locais indicados, mas os alvos conseguiram fugir para uma área de vegetação densa, dificultando a captura. Em um dos pontos, foi localizado um acampamento improvisado, com estrutura do tipo barraca e diversas refeições, sugerindo que o local estava sendo usado como base de apoio pelos criminosos.
As equipes seguem em diligências e oitivas na região para localizar os suspeitos e possíveis colaboradores do grupo. Além das buscas, foram apreendidos aparelhos celulares, maconha, munições, e foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental, relacionado à posse de animais silvestres.
A Polícia Civil solicita a colaboração da população, que denuncie, caso tenha alguma informação que possa levar a captura dos criminosos. Basta ligar para o 181, no Disque Denúncia a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA). Não precisa se identificar e o sigilo é garantido.
A operação conta com o apoio da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Depin), das Coordenadorias Regionais de Polícia de Seabra (13ª Coorpin), Santo Antônio de Jesus (4ª Coorpin), Jequié (9ª Coorpin) e Feira de Santana (1ª Coorpin), além das Delegacias Territoriais de Itaberaba, Iaçu e Ipirá. Participam também equipes da CIPE Chapada, CPR/Chapada, Rondesp/Chapada e a Companhia de Polícia Militar de Itatim.