
Cinco pescadores do povoado de Pau D’Arco, no município de Malhada, no Sudoeste da Bahia, protagonizaram um feito impressionante na manhã desta quarta-feira (16): a captura de um pirarucu com mais de 2 metros de comprimento e cerca de 78 kg, nas águas do Rio São Francisco. A dimensão do peixe — um dos maiores de água doce do mundo — surpreendeu os moradores da região.
Identificados como Celson, Reinaldo, Romário, Tião e Adélio, os pescadores comemoraram a façanha nas redes sociais. “É bonito, vamos pegar o outro”, disse um deles, já animado com a possibilidade de uma nova captura.
O episódio em Malhada ocorre poucos dias após pescadores de Livramento de Nossa Senhora, na Chapada Diamantina, também registrarem a pesca de outro exemplar gigante da espécie: um pirarucu de 1,80 metro e 87 quilos, fisgado nas margens da Barragem do Rio do Paulo, em Dom Basílio (relembre aqui).
Apesar da empolgação e do entusiasmo dos pescadores, especialistas em meio ambiente fazem um alerta: o pirarucu, nativo da Bacia Amazônica, é considerado uma espécie invasora no estado da Bahia. De acordo com biólogos, o peixe tem se espalhado por rios do interior e representa uma ameaça à fauna aquática local, devido ao seu alto poder de reprodução e à alimentação baseada em outras espécies nativas.