Caravana Bahia Sem Fogo chega a Morro do Chapéu para iniciar série de visitas na Chapada Diamantina

Caravana Bahia Sem Fogo chega a Morro do Chapéu para iniciar série de visitas na Chapada Diamantina
Foto: Matheus Lemos | Ascom-Sema

Na manhã de terça-feira (13), o Programa Bahia Sem Fogo — ação do Governo do Estado que tem como objetivo conscientizar a população do interior baiano de que a prevenção é a melhor maneira de evitar os incêndios florestais — iniciou mais uma série de visitas, pelo segundo ano consecutivo, da Caravana Bahia Sem Fogo. O município de Morro do Chapéu, que recebe pela primeira vez a ação, foi escolhido para sediar a abertura das atividades na região da Chapada Diamantina.
Pela manhã, no Auditório Belarmino Rocha, do Centro Cultural Judith Arlego, a comitiva participou de uma reunião com a gestão municipal. Na ocasião, o coordenador de Programas e Projetos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Pablo Rebelo, apresentou aos presentes um breve panorama sobre o funcionamento da Caravana e falou sobre a importância da prevenção.
No período da tarde, foi realizada uma palestra interativa com alunos da Escola Municipalizada Yeda Barradas Carneiro, também em Morro do Chapéu.
Também estiveram presentes no município de Morro do Chapéu representantes da Superintendência de Defesa Civil do Estado (Sudec), da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA/Lençóis), do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), do Prevfogo/Ibama, além de técnicos da Sema, do Inema, secretários e técnicos da prefeitura local.
A Caravana Bahia Sem Fogo seguirá nesta quarta-feira (14) para o município de Iraquara e, posteriormente, para Palmeiras (15/05), Lençóis (16 e 17/05), Piatã (19/05), Abaíra (20/05), Rio de Contas (21/05), Érico Cardoso (22/05), finalizando essa etapa em Rio do Pires (23 e 24/05).
Incêndios Florestais – Historicamente, os incêndios ocorrem com maior frequência durante os meses de maio a dezembro, período de estiagem em grande parte da Bahia. A cada ano, o programa Bahia Sem Fogo vem aperfeiçoando sua atuação, realizando campanhas anuais de prevenção e fiscalização voltadas para os municípios com maior ocorrência de incêndios florestais no estado, situados nas regiões da Chapada Diamantina e Oeste Baiano.

Programa Bahia Sem Fogo
Criado em 2010 e coordenado pela Sema, o BSF desempenha um papel essencial na prevenção e no combate a incêndios florestais no estado. Em parceria com diversas entidades, como o Inema, a Casa Militar do Governador (CMG), as Secretarias da Segurança Pública (SSP) e da Saúde (Sesab), a Casa Civil, a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), a Sudec e o CBMBA, o programa visa fortalecer a atuação conjunta dos poderes públicos, comunidades locais e brigadistas voluntários na prevenção aos incêndios florestais em todo o estado.
Denúncias de queimadas ilegais podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400 ou pelo e-mail denuncias@inema.ba.gov.br. Em caso de incêndios, a recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.


Ξ PUBLICIDADE Ξ