Juiz aposentado Albênio Honório lança livros durante a Semana da Memória no TJBA

Juiz aposentado Albênio Honório lança livros durante a Semana da Memória no TJBA
Foto: Ascom | TJBA

O Juiz aposentado e escritor Albênio Lima da Silva Honório lançou cinco livros de sua autoria no ultimo dia (14), na sede do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), em Salvador, como parte das atividades da Semana da Memória, que acontece até o dia 16 de maio. Na ocasião, o magistrado concedeu uma sessão de autógrafos enquanto saudava colegas, servidores e amantes da literatura.
As obras em questão são: Contos do Interior; Vidas Derivadas; Saudades na Névoa; A Turma do Sol Nascente; e Histórias Infantis para Três Meninas Serelepes. Este último reúne histórias contadas para as filhas Albênia, Bartira e Vitória e foi escrito a pedido delas.
Os gêneros literários são distintos. “Contos do Interior” é uma ficção ambientada nas raízes do Juiz, nascido na zona rural de Ituaçu, no sudoeste da Bahia. “Vidas Derivadas” é uma autobiografia, enquanto “Saudades na Névoa” é um compilado de poesias. Já “A Turma do Sol Nascente” e “Histórias Infantis para Três Meninas Serelepes” são obras infantis.
A paixão pela escrita acompanhou o Juiz ao longo dos 33 anos de magistratura e segue intensa, com planos para mais uma obra. “Vou continuar ‘Vidas Derivadas’, que eu parei em 1996, e estou escrevendo outro. Este é sobre uma família do interior: a moça se desboca com o pai, vem para Salvador estudar e quer voltar professora. Já estou no meio do caminho. Comecei há 47 anos, agora reli e vou continuando devagar”, afirma o autor.
O Juiz Albênio Lima da Silva Honório aposentou-se em 2023, lotado, à época, na 18ª Vara dos Juizados Especiais da Comarca de Salvador. A aposentadoria lhe rendeu uma moção de agradecimento, aprovada por unanimidade, no Tribunal Pleno, órgão que reúne todos os Desembargadores do TJBA.
Feira Literária – Como parte da programação da Semana da Memória, o TJBA sedia uma Feira Literária ao longo de toda a semana. Cinco editoras participam da ação com a oferta de obras literárias que podem ser adquiridas por quem visitar o local: Editora da Universidade do Estado da Bahia (Eduneb); Expoart; Editora Tertúlias; Raiz Livraria; e Centro Fraterno Maria Célia.
Participam, ainda, os seguintes autores, cujas obras estão disponíveis para aquisição: Jaqueline Adans (Ficção, Delírios e Suspiros); Katiana Rigaud (Diário de Roberta); Celina Bezerra (Sara, a Sereia Rara; Bruna, uma amiga Down mais que especial; e outros); e Rafael Vinícius (Há Beleza no Caos).
A Semana da Memória do TJBA aborda o tema “80 Anos do Holocausto: Memória, Justiça e Direitos Humanos” e é promovida pela Comissão Permanente de Memória, presidida pelo Desembargador Cássio Miranda.


Ξ PUBLICIDADE Ξ