Neoenergia Coelba identifica maior furto de energia do ano na Bahia em fazenda na Chapada Diamantina

Neoenergia Coelba identifica maior furto de energia do ano na Bahia em fazenda na Chapada Diamantina
Foto: Divulgação | Neoenergia

A Neoenergia Coelba identificou o maior caso de furto de energia elétrica registrado em 2025 na Bahia. A ligação clandestina foi descoberta em uma fazenda produtora de batatas no município de Jussiape, na Chapada Diamantina, e alimentava três bombas de grande porte, além de um transformador interno.
De acordo com a distribuidora, o volume de energia desviada tem potencial de recuperação estimado em 8,7 milhões de quilowatts-hora — quantidade suficiente para abastecer cerca de 140 mil residências por 15 dias.
A fraude foi descoberta no dia 14 de maio, após análises técnicas apontarem inconsistências entre o consumo registrado e a atividade da unidade. Diante da suspeita, uma equipe foi enviada ao local e constatou a irregularidade. Durante a operação, foram removidos aproximadamente 100 metros de cabos, um poste e diversos conectores que compunham a estrutura clandestina.
Nossas ações de combate ao furto de energia identificam fraudes em todos os segmentos — residenciais, comerciais, industriais e agrícolas. As tecnologias de monitoramento estão cada vez mais precisas e seguiremos firmes no enfrentamento às ligações clandestinas, que prejudicam toda a população”, afirmou Madson Melo, gerente de Receita da Neoenergia Coelba.
O proprietário da fazenda será responsabilizado por todo o consumo não registrado e responderá judicialmente. A distribuidora lembra que o furto de energia é crime, conforme o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão. Além de ilegal, a prática representa risco à vida e compromete o fornecimento de energia em comunidades, podendo causar interrupções.
A Neoenergia Coelba reforça a importância da participação da população no combate a esse tipo de crime. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 116 ou pelo site www.neoenergia.com/bahia.


Ξ PUBLICIDADE Ξ