Desinformação com inteligência artificial mais que triplica entre 2024 e 2025

Inteligência artificial
Foto: Freepik

A disseminação de conteúdos falsos produzidos com o uso de inteligência artificial (IA) mais do que triplicou no Brasil entre 2024 e 2025, registrando um crescimento de 308%. O dado faz parte do primeiro Panorama da Desinformação no Brasil, estudo inédito divulgado nesta quinta-feira (5) pelo Observatório Lupa, que mapeia tendências, alvos e as principais estratégias da desinformação no país.

O levantamento analisou, de forma qualitativa e quantitativa, 617 conteúdos verificados em 2025, comparando-os com 839 checagens realizadas em 2024. Segundo o estudo, peças de desinformação geradas com IA — como deepfakes — saltaram de 39 casos em 2024, o equivalente a 4,6% do total de verificações daquele ano, para 159 registros em 2025, representando 25% das checagens. O aumento foi de 120 novos casos em apenas um ano.

Deepfakes são tecnologias que permitem a manipulação de rostos e vozes em vídeos e áudios, criando conteúdos falsos com aparência realista. De acordo com a edição inaugural do estudo, que passará a ser publicada anualmente, os dados apontam para uma mudança estrutural no ecossistema da desinformação no Brasil.

A pesquisa revela ainda uma alteração no uso da inteligência artificial ao longo do período analisado. Em 2024, a tecnologia era utilizada majoritariamente para a aplicação de golpes digitais, como vídeos falsos de celebridades promovendo sites fraudulentos. Já em 2025, a IA passou a ser empregada de forma mais estratégica como ferramenta política: quase 45% dos conteúdos analisados apresentaram viés ideológico, contra 33% no ano anterior.


Ξ ANÚNCIOS Ξ



Deixe um comentário